Osiris Hernández atua há 29 anos como guia na Cueva del Indio, uma atração turística de Viñales, município no oeste de Cuba. O passeio que ele conduz termina em um barco que, ao sair da caverna, chega a uma pequena praça vazia.
A caverna é paradisíaca. No entanto, em meio aos apagões que começaram anos atrás e à escassez de combustível — decorrente do bloqueio de petróleo imposto pelos Estados Unidos à ilha no início do ano —, os turistas pararam de chegar.
No final de janeiro, o governo de Donald Trump ameaçou impor tarifas adicionais aos países que fornecessem petróleo e combustíveis a Cuba, sob o argumento de que a ilha representa um risco à segurança nacional dos EUA por supostamente permitir a atuação de grupos terroristas em seu território — algo que Havana nega.
Leia Mais:
Desde então, Cuba ficou sem fornecedores, o que impactou não apenas o transporte e a geração de eletricidade, mas também a distribuição de alimentos e os serviços públicos.
O turismo em Viñales não é o clássico de praia; na região, ele é chamado de agroecológico. Muitos moradores adaptaram suas casas para receber estrangeiros que buscam uma experiência diferente: estar no campo, perto das plantações de tabaco e das atividades agrícolas.
Osiris também adaptou as instalações de sua casa para receber visitantes, mesmo em meio às dificuldades.
Como os apagões são constantes, cozinham com carvão e lenha. Enquanto há eletricidade, carregam ventiladores a bateria — que também servem para iluminar o ambiente —, moem café e, quando necessário, recorrem a lamparinas a óleo. À noite e sem luz, o ritmo muda, mas as atividades não param.

Osiris espera que os turistas voltem algum dia: “Fomos nos adaptando aos poucos, enquanto aguardamos para ver se as coisas mudarão ou não no futuro. Temos que continuar lutando”. E, ao ser perguntado sobre como se sente por ter tudo pronto, mas sem clientes, ele responde: “Sim, agora o movimento está bem fraco, vêm pouquíssimas pessoas, mas seguimos em frente, sempre com o espírito de atendê-las bem”.
Do carvão vegetal aos painéis solares
Na zona rural de Viñales fica a propriedade El Olivo, um projeto de Osnel Corrales e sua família. O local combina a pecuária com a produção de laticínios e um restaurante.
Osnel explica o processo de produção de iogurte: “Já estamos pasteurizando a 93 graus e, quando essa pasteurização termina, passamos o produto para a cuba e o processo de fabricação do iogurte continua; é isso que estamos fazendo hoje”.
Com o tempo, a família Corrales adaptou-se à escassez de eletricidade, mas agora nem os geradores nem os painéis solares serão suficientes.
“Fomos mudando a nossa fonte de energia: primeiro tínhamos o gerador, agora temos painéis solares — com capacidade de 20 kW, 12 kW e 20 de bateria —, o que não é suficiente. Mas pasteurizamos e depois continuamos o processo na cuba, finalizando na iogurteira”.
Depois de pasteurizar — eliminando bactérias, embora não todas — usando o fogo do carvão vegetal, eles dependem da eletricidade armazenada em baterias conectadas a painéis solares, pois não há combustível para o gerador. Também não há clientes no restaurante; por isso, concentram-se em atender pedidos distribuídos a partir de um ponto em Viñales e para clientes em Havana. E aí começa outro desafio.
Problema sem solução à vista
Para os cubanos, locomover-se é um verdadeiro desafio. Tanto em Viñales quanto em Havana, o transporte público depende de triciclos elétricos, cada vez mais presentes nas ruas. Seus proprietários têm se empenhado em atualizar a frota e, agora, alguns utilizam painéis solares como teto para recarregar as baterias durante o dia.
Os apagões não acabarão em um futuro próximo. A Unión Eléctrica de Cuba, empresa estatal responsável pelo setor, publica diariamente em redes sociais como o X avisos confirmando essa situação.
Em 13 de setembro, por exemplo, a conta @OSDE_UNE anunciou que dispunha de 1.335 megawatts para o pico de consumo noturno — momento de maior demanda —, contra uma necessidade de 3.270 megawatts; isso representa um déficit de 1.965 megawatts. A empresa consegue produzir apenas um terço da energia necessária para o país.
O engenheiro Rubén Campos Olmos, diretor da Unión Eléctrica, reconhece que a deterioração da rede elétrica tem sido progressiva.
“De fato, já enfrentamos dificuldades há alguns anos para atender à demanda, que também cresceu com o passar do tempo. Ao explicar isso de maneira transparente e simples — sem tentar apenas justificar a situação —, é preciso dizer que o sistema elétrico de qualquer país necessita, todos os anos, implementar novas capacidades e manter as já existentes”, afirma.
As sanções impostas pelo governo do presidente Donald Trump — intensificadas após a prisão de Nicolás Maduro, da Venezuela, em janeiro — restringiram a disponibilidade de petróleo, que também deixou de chegar de outros fornecedores, como México e Rússia. Sem esse combustível, a rede elétrica não dá conta da demanda.
Campos reconhece o atraso acumulado ao longo dos anos, mas insiste que isso é consequência das sanções impostas pelos Estados Unidos à ilha durante décadas, razão pela qual não foram realizados os investimentos nem a manutenção necessários. Somente em 2026, Cuba sofreu oito apagões nacionais devido a falhas no sistema elétrico.
“Ambos os processos foram muito afetados pela falta de recursos em tempo hábil. Não houve crescimento e, além disso, há a questão da manutenção sistemática das instalações; muitas de nossas usinas termelétricas já estão operando há quase 50 anos”, diz Campos.
“Por isso, é uma combinação de obter novas capacidades térmicas e realizar a manutenção das capacidades que já temos. Não é que façamos tudo certo — algumas coisas não saem como o esperado —, mas tenha certeza de que a causa principal desse déficit é a falta de recursos: tanto para instalar novas capacidades quanto para manter as existentes. Isso gerou um envelhecimento do sistema, pois não conseguimos adquirir equipamentos para a renovação”, acrescenta.
Em meio à crise, as fontes de energia renovável surgiram como uma alternativa. Com o apoio da China, essa energia agora representa 10% da eletricidade gerada na ilha, em comparação com apenas 3% em 2024. A meta é chegar a 30% até 2030.

Rosell Guerra Campaña, diretor de energias renováveis do Ministério de Energia e Minas, explica a estratégia: “O país tem um programa de transição energética que visa mudar totalmente nossa matriz de geração para não dependermos de combustíveis fósseis. Nesta primeira etapa, estamos instalando fontes renováveis o mais rápido possível para atender à demanda de energia, já que o país enfrenta um déficit muito grande”.
Em 3 de agosto, o Departamento de Estado dos EUA compartilhou em sua conta no X uma entrevista com Joshua Treviño, do America First Policy Institute — um centro de análise alinhado às políticas de Trump. Treviño afirma que, se Cuba promover mudanças políticas, não haverá apagões no dia seguinte.
Guerra Campaña discorda: “Olha, posso lhe garantir a minha opinião pessoal, mas posso assegurar que não é preciso fazer nenhuma mudança política para conseguir suprir toda a energia de que a população e a economia necessitam; o que é preciso é que retirem o bloqueio, que nos deixem importar combustível e que nos permitam desenvolver nosso programa de energia renovável no país. Em Cuba, há fontes de energia suficientes e técnicos e trabalhadores qualificados em quantidade bastante; portanto, a resposta é não: uma mudança política não é o que vai definir a solução energética do país”.
Apagão e bloqueio de petróleo: O que está acontecendo em Cuba?

