O Ministério das Relações Exteriores divulgou uma nota nesta quinta-feira (25) em que lamenta a morte de dois brasileiros na Venezuela, vítimas de um forte terremoto que atingiu o país na última quarta-feira (24).

“O MRE informa, com grande pesar, o falecimento de uma cidadã e um cidadão brasileiros em consequência dos terremotos que atingiram a Venezuela. O MRE informa estar prestando assistência consular às famílias das vítimas. Em atendimento ao direito à privacidade, o MRE não divulgará informações pessoais dos falecidos”, diz o comunicado.

A costa norte da Venezuela foi atingida, na noite de quarta-feira (24), por dois dos maiores terremotos registrados no país em mais de um século. Segundo informações divulgadas na manhã desta quinta-feira, os tremores resultaram em ao menos 188 mortos e 1.520 feridos, segundo Jorge Rodríguez, presidente da Assembleia Nacional do país.

Um tremor de magnitude 7,2 atingiu uma área a cerca de 160 km a oeste de Caracas, seguido, menos de um minuto depois, por um tremor de magnitude 7,5, segundo o Serviço Geológico dos EUA.

Ainda de acordo com Rodríguez, ao menos 200 pessoas estão presas sob escombros e outras 157 estão desaparecidas. Ao todo, oito hospitais foram afetados, e alguns deles tiveram que ser desocupados.

Mais cedo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) informou que ligou para a presidente venezuelana Delcy Rodríguez, mantendo o compromisso do Brasil de ajudar o país vizinho: “Fizemos uma reunião com vários ministros e falei com a presidente Delcy. Afirmamos que vamos mandar o que for necessário para lá. Comida, água, Defesa Civil, remédios… Temos que aplaudir de pé o povo da Venezuela. Temos que fazer todo o esforço possível para ajudá-los a sair dessa confusão”, disse o presidente durante anúncio de investimentos no Mato Grosso do Sul”.

Após o evento, Lula detalhou, em publicação nas redes sociais, a ajuda humanitária que será enviada à Venezuela. Segundo o presidente, o Brasil enviará nesta sexta-feira (26) quatro técnicos da Defesa Civil Nacional, outros quatro da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) e 36 bombeiros dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Paraná, além de equipamentos para hospitais de campanha, purificadores de água e outros suprimentos.

*Sob supervisão de João Ker